Diálogos possíveis entre Linguística e Literatura: o papel da análise linguística para a construção dos efeitos de sentido em textos literários

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.340-353

Parole chiave:

Análise linguística. Leitura. Literatura. Ensino

Abstract

Este artigo discorre sobre alguns aspectos da análise linguística com o intuito de evidenciar sua contribuição para a construção de sentidos na leitura de textos literários. Focaliza-se, em especial, fenômenos morfossintáticos, semânticos e pragmáticos que contribuem para a construção estética da manifestação discursiva literária. O estudo aqui empreendido advoga que uma abordagem interdisciplinar entre os estudos linguísticos e os literários permite uma experiência de formação leitora mais ampla. Desse modo, o trabalho rejeita a ideia de texto literário como pretexto para aprendizado de normas gramaticais ou fins utilitários, e compreende a análise dos recursos linguísticos-expressivos  mobilizados nos diversos gêneros discursivos, dentre os quais os textos literários, como suporte para a compreensão de inferências, emoções, estilo e efeitos de sentido.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Nedja Lima de Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Departamento de Letras - Centro de Ensino Superior do Seridó

Doutora em Estudos da Linguagem - Área de concentração Linguística Aplicada. Professora adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pubblicato

2020-12-15

Come citare

LUCENA, Nedja Lima de. Diálogos possíveis entre Linguística e Literatura: o papel da análise linguística para a construção dos efeitos de sentido em textos literários. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 340–353, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.340-353. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11076. Acesso em: 19 dic. 2024.

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.