A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção

Evandro Rosa de Araújo
Universidade Estadual de Goiás
http://orcid.org/0000-0002-1589-7944
Francisco José Quaresma de Figueiredo
Universidade Federal de Goiás
http://orcid.org/0000-0002-5936-1578
Neuda Alves do Lago
Universidade Federal de Goiás
http://orcid.org/0000-0003-0887-9083

Palavras-chave: Ensino. Literatura Inglesa. Autoestima. Colaboração. Teoria da Recepção .

Resumo

Textos literários funcionam como instrumentos para motivar a leitura. Indagamos, todavia, se os cursos de Literatura de Língua Inglesa têm conseguido despertar o aluno para a potencialidade das narrativas literárias. Esse questionamento nos leva a refletir sobre um possível caminho para incentivar o aluno à leitura das obras literárias em língua inglesa. Esta pesquisa analisa aulas de Literatura Inglesa de um professor da Universidade Estadual de Goiás, em 2019. Para tanto, retomamos a teoria sociocultural, os princípios da Abordagem Colaborativa, teorias sobre a autoestima e a Teoria da Recepção. Para a geração dos dados, usamos questionários e entrevistas com os acadêmicos e com o professor. Os resultados indicam que a abordagem colaborativa, juntamente com Teoria da Recepção, torna-se uma abordagem produtiva a ser usada em sala de aula por contribuir, de forma sistemática, para o aumento da autoestima e, consequentemente, para o processo de ensino-aprendizagem de Literaturas de Língua Inglesa. 


[1] Este estudo é parte do projeto “Estudo sobre os efeitos da colaboração no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais e virtuais”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás, conforme Parecer n. 2.363.676. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Biografia(s)

Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Campus Jussara

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Faculdade de Letras, UFG

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás

Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Faculdade de Letras da UFG

  • Edição: n. 67 (2020)
  • Seção: Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)
  • Publicado: 15/12/2020
  • DOI: 10.28998/2317-9945.202067.99-114

Como Citar

ARAÚJO, E. R. de; FIGUEIREDO, F. J. Q. de; LAGO, N. A. do. A colaboração como elemento propulsor da autoestima de aprendizes em aulas de literatura inglesa numa perspectiva da teoria da recepção. Leitura, [S. l.], n. 67, p. 99–114, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.99-114. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10819. Acesso em: 10 dez. 2023.

Licença

Copyright (c) 2020 Leitura