e-ISSN: 2317-9945 | ISSN: 0103-6858
Palavras-chave: Ensino. Literatura Inglesa. Autoestima. Colaboração. Teoria da Recepção .
Textos literários funcionam como instrumentos para motivar a leitura. Indagamos, todavia, se os cursos de Literatura de Língua Inglesa têm conseguido despertar o aluno para a potencialidade das narrativas literárias. Esse questionamento nos leva a refletir sobre um possível caminho para incentivar o aluno à leitura das obras literárias em língua inglesa. Esta pesquisa analisa aulas de Literatura Inglesa de um professor da Universidade Estadual de Goiás, em 2019. Para tanto, retomamos a teoria sociocultural, os princípios da Abordagem Colaborativa, teorias sobre a autoestima e a Teoria da Recepção. Para a geração dos dados, usamos questionários e entrevistas com os acadêmicos e com o professor. Os resultados indicam que a abordagem colaborativa, juntamente com Teoria da Recepção, torna-se uma abordagem produtiva a ser usada em sala de aula por contribuir, de forma sistemática, para o aumento da autoestima e, consequentemente, para o processo de ensino-aprendizagem de Literaturas de Língua Inglesa.
[1] Este estudo é parte do projeto “Estudo sobre os efeitos da colaboração no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais e virtuais”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás, conforme Parecer n. 2.363.676. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Evandro Rosa de Araújo, Universidade Estadual de Goiás
Campus Jussara
Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Faculdade de Letras, UFG
Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás
Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Faculdade de Letras da UFG