A influência de elementos ilustrativos na leitura de artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.220-237Resumo
Este trabalho objetiva analisar o uso de elementos ilustrativos em artigos científicos. Tal recorte justifica-se pelo entendimento de que as ilustrações são elementos que não se limitam a aspectos da superfície textual, mas lidam com formas específicas de sumarização de informações em formatos visuais, o que pode influenciar, em alguma medida, o processo de compreensão textual. O estudo assume um caráter descritivo e apresenta uma abordagem quantiqualitativa, sendo classificado como bibliográfico e de campo. Como aporte teórico, foram utilizados trabalhos de autores como Elias e Silva (2018), Kleiman (2016), Motta-Roth e Hendges (2010), Padilla (2018), entre outros. A pesquisa teve um corpus constituído por 26 artigos selecionados em periódicos científicos on-line. Esses textos foram analisados quanto à ocorrência e aos tipos de elementos ilustrativos utilizados. Essa análise foi integrada a um estudo de campo de caráter exploratório. O estudo demonstrou que, nos artigos examinados, há uma maior tendência de uso de ilustrações do tipo “figura”; a distribuição das ilustrações entre as seções apresenta uma variação tanto na porcentagem quanto nas categorias inseridas; as ilustrações interferem no processo argumentativo, podendo facilitar a aceitação de determinado argumento, como também podem prejudicar ou mesmo não produzir efeito algum na compreensão textual.