A influência de elementos ilustrativos na leitura de artigos científicos

Autores/as

  • Talita Santos Menezes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.220-237

Resumen

Este trabalho objetiva analisar o uso de elementos ilustrativos em artigos científicos. Tal recorte justifica-se pelo entendimento de que as ilustrações são elementos que não se limitam a aspectos da superfície textual, mas lidam com formas específicas de sumarização de informações em formatos visuais, o que pode influenciar, em alguma medida, o processo de compreensão textual. O estudo assume um caráter descritivo e apresenta uma abordagem quantiqualitativa, sendo classificado como bibliográfico e de campo. Como aporte teórico, foram utilizados trabalhos de autores como Elias e Silva (2018), Kleiman (2016), Motta-Roth e Hendges (2010), Padilla (2018), entre outros. A pesquisa teve um corpus constituído por 26 artigos selecionados em periódicos científicos on-line. Esses textos foram analisados quanto à ocorrência e aos tipos de elementos ilustrativos utilizados. Essa análise foi integrada a um estudo de campo de caráter exploratório. O estudo demonstrou que, nos artigos examinados, há uma maior tendência de uso de ilustrações do tipo “figura”; a distribuição das ilustrações entre as seções apresenta uma variação tanto na porcentagem quanto nas categorias inseridas; as ilustrações interferem no processo argumentativo, podendo facilitar a aceitação de determinado argumento, como também podem prejudicar ou mesmo não produzir efeito algum na compreensão textual.

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

MENEZES, Talita Santos. A influência de elementos ilustrativos na leitura de artigos científicos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 220–237, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.220-237. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10398. Acesso em: 14 ago. 2024.