Estudo dos mecanismos de coesão em editorial de jornais e a necessária reorientação de práticas de ensino na escola
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.115-129Palavras-chave:
Coesão intraparágrafos. Elementos conjuntivos. Sintagmas nominais. Estratégias de ensino.Resumo
Este artigo tem como proposta central a apresentação de um estudo amostral de cunho analítico de editoriais publicados em diferentes jornais. O objetivo principal da análise é verificar que elementos proporcionam a ligação entre as partes do texto, especificamente, interparágrafos, a fim de analisar os mecanismos coesivos, efetivamente, utilizados no gênero selecionado. Nosso interesse ocorre, visto ser senso comum afirmar-se que predomina, nas relações coesivas, o uso das conjunções, elementos conjuntivos para fazer a ligação entre diferentes porções textuais. A hipótese do estudo é de que essa relação não está calçada no uso de conjunções, predominantemente, mas nas retomadas por sintagmas nominais nas diferentes porções textuais, como “chaves sintáticas” que não só ancoram as informações a serem inferidas, mas também fazem o texto progredir. Baseamo-nos, teoricamente, em Koch (1989), Cavalcante (2013) e Kintsh (1995). Os resultados obtidos corroboram a hipótese inicial, o que nos leva a afirmar a necessidade premente de reorientação das práticas de ensino de leitura e de escrita na escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-15
Como Citar
TEDESCO VILARDO ABREU, Maria Teresa; MAGALHÃES DE OLIVEIRA, Bárbara. Estudo dos mecanismos de coesão em editorial de jornais e a necessária reorientação de práticas de ensino na escola. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 115–129, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.115-129. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11139. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)