Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.433-444Palavras-chave:
Microleitura. Ensino de língua materna. Modo de olhar textos. Atividade leitoraResumo
Nos interstícios entre os estudos de texto e de ensino de língua materna, portanto, no campo de atuação da Linguística Aplicada, este artigo objetiva esboçar um dispositivo de “microleitura” que sirva de parâmetro para a atividade leitora. Mais especificamente, visa a sugerir um modo específico de olhar textos, como uma das vias de acesso aos variados níveis de sentido, atentando para elementos por vezes ignorados e relegados a segundo plano. Com tal abordagem, este estudo oferece uma contribuição acadêmico-pedagógica, respaldando-se em Geraldi (2009), Kleiman (1993, 2007), Antunes (2003), Kleiman e Grande (2015), dentre outros. Espera-se que a proposta formatada sirva de base para outros docentes elaborarem atividades leitoras, sustentando mais uma forma de leitura escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-15
Como Citar
SILVA, Eliuse. Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 433–444, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.433-444. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11107. Acesso em: 9 dez. 2024.
Edição
Seção
Vária