Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.433-444

Palabras clave:

Microleitura. Ensino de língua materna. Modo de olhar textos. Atividade leitora

Resumen

Nos interstícios entre os estudos de texto e de ensino de língua materna, portanto, no campo de atuação da Linguística Aplicada, este artigo objetiva esboçar um dispositivo de “microleitura” que sirva de parâmetro para a atividade leitora. Mais especificamente, visa a sugerir um modo específico de olhar textos, como uma das vias de acesso aos variados níveis de sentido, atentando para elementos por vezes ignorados e relegados a segundo plano. Com tal abordagem, este estudo oferece uma contribuição acadêmico-pedagógica, respaldando-se em Geraldi (2009), Kleiman (1993, 2007), Antunes (2003), Kleiman e Grande (2015), dentre outros. Espera-se que a proposta formatada sirva de base para outros docentes elaborarem atividades leitoras, sustentando mais uma forma de leitura escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliuse Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Letras e Artes, Área de Língua Portuguesa/Linguística

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

SILVA, Eliuse. Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 433–444, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.433-444. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11107. Acesso em: 14 ago. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.