Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.433-444

Mots-clés :

Microleitura. Ensino de língua materna. Modo de olhar textos. Atividade leitora

Résumé

Nos interstícios entre os estudos de texto e de ensino de língua materna, portanto, no campo de atuação da Linguística Aplicada, este artigo objetiva esboçar um dispositivo de “microleitura” que sirva de parâmetro para a atividade leitora. Mais especificamente, visa a sugerir um modo específico de olhar textos, como uma das vias de acesso aos variados níveis de sentido, atentando para elementos por vezes ignorados e relegados a segundo plano. Com tal abordagem, este estudo oferece uma contribuição acadêmico-pedagógica, respaldando-se em Geraldi (2009), Kleiman (1993, 2007), Antunes (2003), Kleiman e Grande (2015), dentre outros. Espera-se que a proposta formatada sirva de base para outros docentes elaborarem atividades leitoras, sustentando mais uma forma de leitura escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Eliuse Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Letras e Artes, Área de Língua Portuguesa/Linguística

Téléchargements

Publié-e

2020-12-15

Comment citer

SILVA, Eliuse. Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 433–444, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.433-444. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11107. Acesso em: 19 déc. 2024.

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.