Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.433-444

Keywords:

Microleitura. Ensino de língua materna. Modo de olhar textos. Atividade leitora

Abstract

Nos interstícios entre os estudos de texto e de ensino de língua materna, portanto, no campo de atuação da Linguística Aplicada, este artigo objetiva esboçar um dispositivo de “microleitura” que sirva de parâmetro para a atividade leitora. Mais especificamente, visa a sugerir um modo específico de olhar textos, como uma das vias de acesso aos variados níveis de sentido, atentando para elementos por vezes ignorados e relegados a segundo plano. Com tal abordagem, este estudo oferece uma contribuição acadêmico-pedagógica, respaldando-se em Geraldi (2009), Kleiman (1993, 2007), Antunes (2003), Kleiman e Grande (2015), dentre outros. Espera-se que a proposta formatada sirva de base para outros docentes elaborarem atividades leitoras, sustentando mais uma forma de leitura escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eliuse Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Letras e Artes, Área de Língua Portuguesa/Linguística

Published

2020-12-15

How to Cite

SILVA, Eliuse. Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 433–444, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.433-444. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11107. Acesso em: 14 aug. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.