Ao ler, cuide-se: uma metodologia experimental de letramento biblioterapêutico para as aulas de português e literatura do ensino básico

Auteurs-es

  • Hilma Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Welington Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.4-24

Mots-clés :

Leitura e terapia, Biblioterapia, Metodologia experimental, Letramento biblioterapêutico, Literatura

Résumé

Este estudo propõe uma abordagem experimental para o ensino de português e literatura, integrando conceitos de biblioterapia. Exploramos a capacidade terapêutica da literatura, discutimos as propostas e a importância do uso da biblioterapia em sala de aula, abordando também as questões contemporâneas enfrentadas pelos alunos e como elas podem ser abordadas por meio do letramento biblioterapêutico. Além disso, analisamos as potenciais aplicações práticas desse método para lidar com desafios emocionais e cognitivos enfrentados pelos alunos. Através da exploração de obras literárias, visamos promover não apenas o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também o crescimento pessoal e a resolução de conflitos internos. Ao integrar a biblioterapia ao currículo, buscamos ampliar as possibilidades de conexão entre os conteúdos acadêmicos e a vida cotidiana dos estudantes, fortalecendo assim sua relação com a leitura e a escrita.

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Bibliographies de l'auteur-e

Hilma Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora associada da Uerj. Coordenadora de iniciação científica (Faperj e CNPq) e coordenadora de projetos de extensão vinculados à Uerj.

Welington Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduando em Letras na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Bolsista de Iniciação Científica. 

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Publié-e

2025-03-30

Comment citer

RIBEIRO, Hilma; OLIVEIRA, Welington. Ao ler, cuide-se: uma metodologia experimental de letramento biblioterapêutico para as aulas de português e literatura do ensino básico. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 84, p. 4–24, 2025. DOI: 10.28998/2317-9945.202584.4-24. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17699. Acesso em: 24 avr. 2025.

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