Paco e Tonho auf Deutsch: tradução e realização cênica de Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos, na Alemanha
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202482.120-135Palavras-chave:
Plínio Marcos, Tradução, DramaturgiaResumo
Este artigo investiga a relação entre a tradução de Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos, e as duas primeiras encenações da peça brasileira em palcos alemães, pouco antes da Reunificação do país: uma em abril de 1988, na República Democrática Alemã; a outra, em maio de 1990, na República Federal da Alemanha. Ambas as encenações se serviram do mesmo trabalho tradutório de Henry Thorau, publicado em 1985, e tiveram repostas críticas negativas nos jornais do período. Cotejando o original e o texto traduzido na perspectiva da “sistemática da deformação”, de Antoine Berman, e analisando o aparato crítico disponível, examinamos como o processo interlingual (português-alemão) é um ponto de partida da negociação intersemiótica (texto-performance) e a que interpretação intermediadora a equipe de criação teatral teve acesso durante a montagem. Dessa maneira, discutimos as ferramentas e as estratégias tradutórias que reconfiguraram, num outro ambiente cultural, uma linguagem cheia de gírias, expressões idiossincráticas e xingamentos, que carregam em si muito dos dilemas ético-morais dos personagens e do universo bem brasileiro no qual estão inseridos. Defendemos que algumas simplificações no tratamento dos diálogos tornaram a dramaturgia menos complexa e, portanto, menos produtiva no palco.
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