O ensino de literatura e a interconexão entre representação literária e história

Autores

  • Belmira Magalhães Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200230.101-123

Palavras-chave:

Literatura, Análise do discurso, Crítica Literária, Ensino

Resumo

Este artigo pretende instigar o debate sobre o ensino de literatura
nas universidades, partindo de uma concepção que considera a literatura
como uma forma de representação da realidade social. Para este
momento, ancoramo-nos em teóricos da literatura como Lukács, Bakhtin,
Williams e Cândido, que enfatizam, cada um de modo particular, a
interdependência entre literatura e história, e na Teoria do Discurso, que
considera o fazer literário como uma práxis discursiva. Realizamos uma
análise do poema Manhã, de Otávio Cabral, procurando mostrar uma
possibilidade de análise que tende a despertar o interesse do estudante,
por inseri-lo como persona da história, em todos os sentidos.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2002v2n30p101-123

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

MAGALHÃES, Belmira. O ensino de literatura e a interconexão entre representação literária e história. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 30, p. 101–123, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200230.101-123. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7485. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.