A Gilda de Mello e Souza e Nelly Novaes Coelho: vozes da crítica brasileira de autoria feminina

Autores

  • Ana Carolina Machado Ferreira Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo

Resumo 

Gilda de Mello e Souza e Nelly Novaes Coelho foram duas importantes professoras, intelectuais e ensaístas brasileiras. Gilda possui notável produção acerca da arte, da moda e da literatura brasileira. Nelly Novaes Coelho se dedicou inteiramente à literatura infantojuvenil e à literatura brasileira de autoria feminina. No campo da crítica, essas escritoras produziram importantes estudos sobre diversos autores e, em comum, sobre Clarice Lispector. Este artigo traça um panorama sobre a vida e a produção acadêmica de Gilda de Mello e Souza e Nelly Novaes Coelho e destaca as semelhanças no olhar crítico quando ambas as autoras analisaram a escrita moderna e única de Clarice Lispector.  

Palavras-chave: Crítica. Literatura de autoria feminina. Crítica de autoria feminina. Crítica brasileira.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Machado Ferreira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciada em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

MACHADO FERREIRA, Ana Carolina. A Gilda de Mello e Souza e Nelly Novaes Coelho: vozes da crítica brasileira de autoria feminina . Leitura, [S. l.], v. 1, n. 79, p. 44–55, 2023. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13875. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Literários: Desvairadas para além de 22