Soumissions

Ouvrir une session ou S'inscrire pour pouvoir faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.

Directives aux auteurs-es

A revista Leitura, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), publica artigos inéditos, resenhas, ensaios, entrevistas e traduções (de artigos ou capítulos de livros) de interesse para todas as linhas de pesquisa dos estudos linguísticos e literários.  Os originais devem ser escritos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais ou internacionais. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol.  

Para artigos escritos em português, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE, com suas correspondentes versões em inglês, espanhol ou francês precedem o texto. Para artigos escritos em outros idiomas, TÍTULO, RESUMO e PALAVRAS-CHAVE devem ser escritos no idioma do artigo; esses mesmos elementos, que precedem o texto, deverão ganhar uma versão em português. 

Estudos Linguísticos

Insira aqui a política desta seção

Dossiê de Estudos Literários: Desvairadas para além de 22

Este dossiê reúne trabalhos acadêmicos que, por meio de perspectivas teóricas e críticas pautadas nas questões de gênero, na crítica literária feminista, no revisionismo, e/ou na ecologia, abordam
a literatura e outras artes produzidas por mulheres a partir de um recorte temporal que compreende os últimos cem anos, tendo como marco inicial o ano de 1922, relevante para a literatura brasileira por
causa da Semana de Arte Moderna. Compreender e discutir o papel histórico e político das mulheres nos movimentos de vanguarda, a partir de sua atuação nos campos da estética, da produção teórica, da atuação política e da recepção de suas obras são alguns dos objetivos que norteiam a proposição deste dossiê. Diante desse recorte, serão aceitos trabalhos que problematizem a participação das mulheres nesse período, desde a Semana de Arte Moderna até os anos 20 do século 21, seja como artista, escritora, crítica, ou em outros papéis significativos, bem como trabalhos que apresentem leituras feministas e/ou ligadas às discussões de gênero de obras de escritorxs modernistas brasileirxs quanto estrangeirxs, bem como a autoria feminina dos últimos cem anos.

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista

Este dossiê pretende reunir pesquisas inscritas na teoria materialista do discurso na linha de Michel Pêcheux que desenvolvam estudos sobre o discurso da/na sociedade capitalista, ou seja, que tomem a
sociedade capitalista e suas inúmeras discursividades como objeto. Nesta perspectiva, busca-se refletir sobre as condições de produção da formação social capitalista levando em consideração seus
fundamentos na propriedade privada, na lógica do capital, na produção de mercadorias, na exploração da força de trabalho, nas lutas de classes e conflitos delas derivados, nas práticas do Estado
burguês e suas políticas neoliberais. Como diz Pêcheux, no texto “O discurso, estrutura ou acontecimento”, o discurso é efeito e trabalho nas filiações sócio-históricas. É, pois, nessa compreensão dialética do discurso enquanto efeito e trabalho nas práticas sócio-históricas que este dossiê espera receber textos que articulem o dizer com as condições materiais e ideologias de
reprodução/transformação das relações de produção da sociedade capitalista. Espera-se, também, artigos que reflitam sobre o sujeito constituído pela linguagem, pela ideologia e afetado pelo
inconsciente destacando, sobretudo, a determinação histórica dos sujeitos e dos sentidos em seu caráter material nos processos de resistência-revolta-revolução. 

Déclaration de confidentialité

Les noms et courriels saisis dans le site de cette revue seront utilisés exclusivement aux fins indiquées par cette revue et ne serviront à aucune autre fin, ni à toute autre partie.