A formação do leitor literário: análise de uma oficina com o poema Certidão de óbito, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202378.%25pResumo
O presente artigo discute os resultados obtidos em uma oficina de leitura, que teve o propósito de contribuir para a formação de leitores literários com o poema Certidão de óbito, da Conceição Evaristo. O objetivo é avaliar esta experiência de mediação da leitura literária na escola em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, toma-se como base teórica o paradigma do letramento literário. A metodologia é desenvolvida por meio de uma proposta pedagógica experimental, com abordagem qualitativa, por meio da análise de diário de bordo. Durante o desenvolvimento da oficina, que ocorreu de forma completamente virtual, foi perceptível o envolvimento dos estudantes nas discussões sobre o texto literário, por meio de conexões com outros textos e a produção textual pautada na perspectiva do letramento literário. Por fim, a proposta mostrou-se qualificada em vários aspectos para ser replicada ou adaptada a outros contextos de formação do leitor literário.