Quem é o índio?: interpretações de Jair Bolsonaro sobre indígenas

Autores

  • Gessica Pereira de Jesus Lima Universidade do Estado da Bahia
  • Thiago Alves França Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.219-234

Resumo

A partir da Análise do Discurso materialista, neste texto, analisamos o modo como os sujeitos indígenas são discursivizados em enunciados produzidos por Jair Messias Bolsonaro. O material de análise corresponde a cinco Sequências Discursivas (SD) compostas a partir de uma publicação feita pela “Mídia Ninja” no Twitter. Nas análises, destacamos como um certo imaginário comparece enquanto condições de produção das interpretações que Bolsonaro (re)produz sobre os sujeitos indígenas, destacando algumas posições com as quais ele se identifica para ser sujeito dos discursos que (re)produz. Destacamos o discurso colonial e o discurso do agronegócio como recorrentes nas SD analisadas, e indicamos como esses discursos operam um determinado imaginário que naturaliza o discurso de ódio produzido contra sujeitos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessica Pereira de Jesus Lima, Universidade do Estado da Bahia

Géssica Pereira de Jesus Lima é concluinte do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas na Universidade do Estado da Bahia - Campus IX. É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Discursivos do Oeste da Bahia (Nedob) na mesma instituição. Realizou a primeira Iniciação Científica, intitulada "Discursos de ódio contra indígenas: reprodução e circulação discursiva no Twitter" entre 2020 e 2021, e a segunda, intitulada "Imaginário e ódio nas redes:  discursos de ódio contra indígenas no espaço virtual", entre 2021 e 2022. Tem interesse em estudos da Análise do Discurso, com destaque para discurso de/sobre indígenas.

Thiago Alves França, Universidade do Estado da Bahia

É professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX-Barreiras, em regime de dedicação exclusiva. É doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2019), mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2013) e mestre pelo programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da UESB (2010). Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS (2008). É líder do Núcleo de Estudos Discursivos do Oeste da Bahia (Nedob) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (Neplev - UFPE). Como objeto de estudo, tem interesse sobretudo por discursos de ódio no Espaço Virtual.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

DE JESUS LIMA, Gessica Pereira; ALVES FRANÇA, Thiago. Quem é o índio?: interpretações de Jair Bolsonaro sobre indígenas. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 76, p. 219–234, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202376.219-234. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14265. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista