A imagem da felicidade nas redes sociais: do potencial sensível ao capitalista

Autores

  • Carolina Pinheiro Barros Unisul
  • Walkiria Guedert Mendes Unisul

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.330-338

Resumo

Resumo: a proposta deste texto é compreender a manifestação de felicidade nas redes sociais, levando em conta a constituição estética e moral, assim como o posicionamento ideológico e sociocultural em dois prints distintos retirados do Instagram. Essas manifestações inquietam sentidos nos indivíduos, principalmente no universo virtual, bem como o papel da própria internet como circus maximus para os debates entre as diferentes óticas intervindo no espaço social e identitário de cada um. É possível acreditar que as redes sociais ocupam, atualmente, espaços genghiskhânicos na vida de cada indivíduo e implicam uma espécie de confessionário da subjetividade moral.

Palavras-chave: Felicidade. Instagram. Redes sociais.

Downloads

Biografia do Autor

Carolina Pinheiro Barros, Unisul

Doutoranda em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora efetiva de Língua Inglesa do Estado de Santa Catarina.

Walkiria Guedert Mendes, Unisul

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade de Santa Catarina (UniSul). Professora ACT na Penitenciária de Tubarão.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

PINHEIRO BARROS, Carolina; GUEDERT MENDES, Walkiria. A imagem da felicidade nas redes sociais: do potencial sensível ao capitalista. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 76, p. 330–338, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202376.330-338. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14277. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista