O Talibã e a educação da mulher afegã: uma forma de silêncio, denúncia e resistência

Autores

  • Maraisa Lopes Universidade Federal do Piauí
  • Francisca Mônica da Silva Santos Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.282-298

Resumo

Objetivamos analisar os efeitos de sentido produzidos em uma postagem no Instagram composta por uma fotomontagem, acompanhada de um enunciado, que retrata a ameaça aos direitos educacionais das mulheres afegãs. Em específico, analisar e descrever o funcionamento discursivo dessa ameaça como forma de silenciamento e, do mesmo modo, analisar como a luta pelos direitos estudantis da mulher afegã tem sido uma forma de denúncia e resistência, textualizada, principalmente, por meio da materialidade não-verbal. Para tanto, o arquivo corresponde a uma fotomontagem circulada no Instagram no momento de (re)ocupação pelo Talibã no Afeganistão. A análise foi realizada com base nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Materialista, sob os trabalhos de Pêcheux (1995), Orlandi (2005; 2007; 2020), Modesto (2015), Neckel (2015) e Souza (1997). Com a análise, observamos como a educação feminina afegã, significada na fotomontagem, sofre determinações próprias do autoritarismo, silenciando esse público. No entanto, pelo contexto imediato, notamos movimentos de resistência e denúncia funcionando de modo concomitante. Portanto, ainda que seja uma montagem de uma fotografia, os elementos que diferenciam a fotomontagem de sua versão origem significam de algum modo e vão desencadear efeitos de sentidos outros, mas que estão relacionados em algum ponto com a produção originária.

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Biografia do Autor

Maraisa Lopes, Universidade Federal do Piauí

Linguística; Análise de Discurso; História das Ideias Linguísticas.

Francisca Mônica da Silva Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no ano de 2019. Pesquisadora na área de Linguística com ênfase em Linguística Cognitiva e Análise do Discurso. Mestranda em Linguística na linha Texto, discurso e gênero como práticas sociais, com ênfase em Análise de Discurso Materialista, do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

LOPES, Maraisa; DA SILVA SANTOS, Francisca Mônica. O Talibã e a educação da mulher afegã: uma forma de silêncio, denúncia e resistência. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 76, p. 282–298, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202376.282-298. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14338. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista