Le cinéma, vecteur privilégié du mythe de la femme fatale

Autores

  • Luísa Assunção

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201351.113-130

Palavras-chave:

Cinema, Mito, Mulher fatal

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o mito da mulher fatal – compreendida enquanto figura mítica literária do final do século XIX – e sua transposição ao cinema. Esta arte que por possuir um grande poder de simulacro, ilustra de forma extraordinária a propagação infinita da figura simbólica. Apoia-se na linha de estudos do imaginário, proposta por Gilbert Durand e seguida por Michel Serceau, a fim de atestar a relação intrínseca entre o cinema e o mito. Pretendese mostrar que o cinema está longe de ser um vulgarizador da mulher fatal, mas sim um lugar de revitalização do mito.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2013v1n51p113-130

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Biografia do Autor

Luísa Assunção

Doctorante, Université Sorbonne Nouvelle 3, CREPAL Centre de Recherche sur les Pays Lusophones, Paris, France.

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Como Citar

ASSUNÇÃO, Luísa. Le cinéma, vecteur privilégié du mythe de la femme fatale. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 51, p. 113–130, 2014. DOI: 10.28998/2317-9945.201351.113-130. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/1458. Acesso em: 19 dez. 2024.