Não tenho medo de falar a verdade: a constituição da mulher negra a partir de relatos de si videográficos do canal Rayza Nicácio no YouTube

Autores

  • Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Francisco Vieira da Silva UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202377.63-78

Resumo

Este trabalho busca discutir em que medida a(s) mulher(es) negra(s) constitui-se enquanto sujeito ético a partir de um dizer de si videografado e compartilhado pelo YouTube, o qual tangencia tanto aspectos confessionais quanto parresíastas. Para tanto, toma como perspectiva teórico-metodológica os estudos discursivos foucaultianos. Nosso objetivo é estudar a constituição da mulher negra observando a prática de relatar a si mesma frente as câmeras enquanto uma das atuais técnicas de constituição ética do sujeito contemporâneo, o que se dá por meio da análise do vídeo “Abrindo meu coração sobre as últimas polêmicas” da youtuber Rayza Nicácio. A partir da análise observamos que as videografias de si do sujeito mulher negra youtuber apresentam-se, por vezes, enquanto prática de liberdade e estratégia de fuga que permitem a esse sujeito manter uma intensa relação consigo mesmo, desenvolvendo um domínio de si sobre si mesmo, mediado por dispositivos tecnológicos e pela relação com os outros - seus seguidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduação em Letras Língua Portuguesa em andamento. 

Francisco Vieira da Silva, UFERSA

Professor Adjunto do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL), do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino (PGLE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

DIAS DE OLIVEIRA, Pâmella Rochelle Rochanne; VIEIRA DA SILVA, Francisco. Não tenho medo de falar a verdade: a constituição da mulher negra a partir de relatos de si videográficos do canal Rayza Nicácio no YouTube. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 77, p. 63–78, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202377.63-78. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15153. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos