Os discursos feministas nas estratégias de legitimação de anúncios publicitários de produtos beleza para mulheres: uma investigação crítica do discurso

Autores

  • Lorena Araújo de Oliveira Borges Universidade Federal de Alagoas
  • Gabriella Anchieta Silva Barros Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Feminist discourses, Beauty product advertising, Discursive construction of legitimation, Critical Discourse Analysis

Resumo

Fundamentado no arcabouço teórico-metodológico construído no seio dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), especialmente em sua vertente Dialético-Relacional (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 2003; 2010), o presente trabalho tem o objetivo de investigar como os discursos feministas estão sendo mobilizados pelas estratégias de legitimação de anúncios publicitários de produtos de beleza voltados para o público feminino. Para tanto, analisamos a campanha publicitária Mulheres que Amamos, da marca de produtos de beleza Quem disse Berenice?, divulgada entre no final de fevereiro e o início de março de 2021. A análise discursiva fundamentou-se na categoria teórico-analítica construção discursiva da legitimação (van Leeuwen, 2007; 2008) e nos permitiu verificar como as marcas manipulam os discursos feministas para validar o consumo de maquiagem por mulheres que se identificam com os ideais desse ativismo.

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Biografia do Autor

Lorena Araújo de Oliveira Borges, Universidade Federal de Alagoas

Licenciatura em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás (2014). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2015). Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2018). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando no curso de Letras Português e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL).

Gabriella Anchieta Silva Barros, Universidade Federal de Alagoas

Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (2015) Pós-graduada em Linguagens e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Pernambuco (2020). Mestranda em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente professora de inglês na rede estadual de ensino de Pernambuco.

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

ARAÚJO DE OLIVEIRA BORGES, Lorena; ANCHIETA SILVA BARROS, Gabriella. Os discursos feministas nas estratégias de legitimação de anúncios publicitários de produtos beleza para mulheres: uma investigação crítica do discurso. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 564–581, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17306. Acesso em: 19 dez. 2024.