Fluência e acurácia em ouvintes usuários de Libras como segunda língua: autoavaliação de acadêmicos do Letras Libras

Autores

  • Lidia da Silva UFPR
  • Marianne Rossi Stumpf

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.252-285

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo cruzar os dados da autoavaliação sobre fluência e acurácia dos acadêmicos do Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) com as abordagens teóricas destes conceitos. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado dirigidos a 50 alunos ouvintes inseridos no contexto universitário tanto do bacharelado quanto da licenciatura. Nossos resultados apontam tratar-se de um conceito bastante multifacetado. Isso quer dizer que, um mesmo sinalizante ouvinte pode ser considerado como fluente ou disfluente a depender da perspectiva adotada por quem avalia, inclusive por ele mesmo. Além disso, analisamos a autoavaliação tendo como pano de fundo o entendimento de que acadêmicos de um curso de formação de professores e tradutores de Libras precisam relativizar as perguntas genéricas e avançar na especificidade dos conceitos. Sobre acurácia, nossos dados apontam para necessidade dos ouvintes revisitarem o conceito e aperfeiçoarem a autocrítica sobre a produção. 

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2016v1n57p252-285

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Publicado

2017-10-31

Como Citar

DA SILVA, Lidia; STUMPF, Marianne Rossi. Fluência e acurácia em ouvintes usuários de Libras como segunda língua: autoavaliação de acadêmicos do Letras Libras. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 57, p. 252–285, 2017. DOI: 10.28998/2317-9945.201657.252-285. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2632. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Teorias Linguísticas - Línguas de Sinais