Fluência e acurácia em ouvintes usuários de Libras como segunda língua: autoavaliação de acadêmicos do Letras Libras
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.252-285Resumo
O presente trabalho tem por objetivo cruzar os dados da autoavaliação sobre fluência e acurácia dos acadêmicos do Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) com as abordagens teóricas destes conceitos. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado dirigidos a 50 alunos ouvintes inseridos no contexto universitário tanto do bacharelado quanto da licenciatura. Nossos resultados apontam tratar-se de um conceito bastante multifacetado. Isso quer dizer que, um mesmo sinalizante ouvinte pode ser considerado como fluente ou disfluente a depender da perspectiva adotada por quem avalia, inclusive por ele mesmo. Além disso, analisamos a autoavaliação tendo como pano de fundo o entendimento de que acadêmicos de um curso de formação de professores e tradutores de Libras precisam relativizar as perguntas genéricas e avançar na especificidade dos conceitos. Sobre acurácia, nossos dados apontam para necessidade dos ouvintes revisitarem o conceito e aperfeiçoarem a autocrítica sobre a produção.