Produções Acadêmicas em Libras como Ferramentas de Política Linguística das Comunidades Surdas Brasileiras

Autores

  • Rodrigo Custódio da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201758.107-123

Resumo

Este trabalho apresenta propostas de produções acadêmicas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e busca discuti-las enquanto ferramentas de política linguística das comunidades acadêmicas Surdas do Brasil. Para contextualizar o tema, algumas considerações acerca da história da língua de sinais no Brasil são apresentadas, bem como reflexões sobre sua difusão, o uso de novas redes de comunicação e os contextos educacionais e acadêmicos de uso da Libras. Referências teóricas e legais, acerca da língua de sinais na interface acadêmica e seu respectivo registro formal, são trazidas para embasar este trabalho. Este artigo implica num repensar atento sobre a importância de um maior investimento na produção de mais materiais que abranjam novos gêneros de uso e registro da língua de sinais no Brasil, uma vez que são importantes vias de solidificação da língua e comunidades Surdas e funcionam como significativas ferramentas de política linguística.


DOI: 10.28998/2317-9945.2017v1n58p107-123

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Biografia do Autor

Rodrigo Custódio da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Linguística pela mesma instituição. Atualmente, professor do Curso de Letras-Libras da UFSC.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

SILVA, Rodrigo Custódio da. Produções Acadêmicas em Libras como Ferramentas de Política Linguística das Comunidades Surdas Brasileiras. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 58, p. 107–123, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201758.107-123. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/3651. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

Teorias Linguísticas - Línguas de Sinais