Uma história da recepção das ideias de Saussure e Benveniste no Brasil

Autores

  • Francisco Jeimes De Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira http://orcid.org/0000-0003-0073-5632

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.2019v1n62p415-421

Resumo

Saussure e Benveniste no Brasil: quatro aulas na École Normale Supérieure, escrito pelo professor e pesquisador Valdir do Nascimento Flores, foi recentemente publicado pela Parábola Editorial. Este livro é organizado em quatro capítulos resultado das aulas ministradas pelo autor em conferências na École Normale Supérieure - Paris/França. Ressalte-se a priori que esta obra oferece um panorama da história crítica e pessoal da recepção das ideias de Ferdinand de Saussure e de Émile Benveniste no Brasil.

 

A history of the reception of Saussure’s and Benveniste’s ideas in Brazil

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2019v1n62p415-421

Biografia do Autor

Francisco Jeimes De Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Mestre em Teologia. Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI.

Downloads

Publicado

04/12/2018

Como Citar

DE OLIVEIRA PAIVA, F. J. Uma história da recepção das ideias de Saussure e Benveniste no Brasil. Leitura, [S. l.], v. 1, n. 62, p. 415–421, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.2019v1n62p415-421. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4895. Acesso em: 17 ago. 2022.