A Construção do Conhecimento na Sala de Aula: estratégias discursivas do professor

Autores

  • Maria Bernadete Fernandes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200943-44.139-161

Resumo

O artigo investiga estratégias discursivas utilizadas por professores em sala de aula com o objetivo de trazer contribuições sobre o papel mediador da linguagem na construção do conhecimento em espaços escolares formalizados. A abordagem teórica ancora-se em postulados vygotskianos e de autores do círculo de Bakhtin. A interpretação dos dados aponta que as estratégias discursivas utilizadas pela professora estão distantes dos usos da linguagem como processo mediador e das relações dialógicas concretas.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2009v1n43-44p139-161

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-22

Como Citar

DE OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes. A Construção do Conhecimento na Sala de Aula: estratégias discursivas do professor. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 43-44, p. 139–161, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200943-44.139-161. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7110. Acesso em: 18 nov. 2024.