Leitura e produção de textos: teorias e práticas na sala de aula - uma revisão do panorama

Autores

  • Rita Maria Diniz Zozzoli Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200943-44.229-255

Resumo

Numa revisão de um artigo editado em
1998 pela revista Leitura, o presente trabalho
objetiva examinar propostas teóricas sobre leitura
e produção de textos, mais frequentes no ensino
e na aprendizagem de línguas, articulando-as
às visões de língua/linguagem e de sujeito
encontradas nessas teorias, relacionando essa
discussão à reflexão sobre as práticas observadas
em situaçoes de pesquisa em sala de aula.
Nesses comentários, considerando a inter-relação
dos conhecimentos sobre o tema em questão e
a interdependência das relações entre teoria e
prática, pretende-se ultrapassar uma postura de
propostas teóricas acabadas que explicariam todos
os fenômenos relacionados ao tema, enfatizando-se
a complementaridade das visões, tendo em
vista a complexidade dos fenômenos estudados na
perspectiva da sala de aula de língua. Procura-se,
assim, apresentar ao pesquisador iniciante e ao
professor de língua (materna ou estrangeira) um
panorama não exaustivo das questões em jogo.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2009v1n43-44p229-255

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-22

Como Citar

ZOZZOLI, Rita Maria Diniz. Leitura e produção de textos: teorias e práticas na sala de aula - uma revisão do panorama. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 43-44, p. 229–255, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200943-44.229-255. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7114. Acesso em: 19 dez. 2024.