Leitura e produção de textos: teorias e práticas na sala de aula - uma revisão do panorama
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.200943-44.229-255Resumo
Numa revisão de um artigo editado em
1998 pela revista Leitura, o presente trabalho
objetiva examinar propostas teóricas sobre leitura
e produção de textos, mais frequentes no ensino
e na aprendizagem de línguas, articulando-as
às visões de língua/linguagem e de sujeito
encontradas nessas teorias, relacionando essa
discussão à reflexão sobre as práticas observadas
em situaçoes de pesquisa em sala de aula.
Nesses comentários, considerando a inter-relação
dos conhecimentos sobre o tema em questão e
a interdependência das relações entre teoria e
prática, pretende-se ultrapassar uma postura de
propostas teóricas acabadas que explicariam todos
os fenômenos relacionados ao tema, enfatizando-se
a complementaridade das visões, tendo em
vista a complexidade dos fenômenos estudados na
perspectiva da sala de aula de língua. Procura-se,
assim, apresentar ao pesquisador iniciante e ao
professor de língua (materna ou estrangeira) um
panorama não exaustivo das questões em jogo.