Te kaieke tohora & pai/kea, a encantadora menina das baleias

Autores

  • Izabel Brandão Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200943-44.377-396

Resumo

Este ensaio analisa o filme A encantadora
de baleias, da diretora neozelandeza Niki Caro,
cujo roteiro foi baseado no romance Wha/e Rider,
do também neozelandês Witi lhimaera através de
uma leitura crítica feminista dos mitos. No filme, a
jornada do herói é representada através da heroína
Pai/kea, uma adolescente cuja busca de identidade
trava um confronto com a tradição cultural maori,
que é patriarcal e ferrenhamente defendida pelo
avô, o guardião das tradições, e contestada pela
neta com o aval da avó. As transgressões trazidas
pelo filme mostram a possibilidade de renovação
de uma tradição sem que se percam os valores
ancestrais que demarcam papéis sociais e de
gênero, tão fortemente enraizados naquela cultura.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2009v1n43-44p377-396

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

BRANDÃO, Izabel. Te kaieke tohora & pai/kea, a encantadora menina das baleias. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 43-44, p. 377–396, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200943-44.377-396. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7133. Acesso em: 19 dez. 2024.