As implicações da pandemia do COVID-19 em um atrativo turístico esportivo: um Estudo de Caso sobre o Fútbol Club Barcelona

Jonathan Rocha de Oliveira, André Mendes Capraro

Resumo


O Fútbol Club Barcelona (FCB) é um relevante atrativo turístico da cidade de Barcelona, possui uma demanda turística significativa e influencia positivamente na imagem do destino. Este estudo propõe uma explanação acerca das implicações da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no clube como um atrativo turístico esportivo, e possíveis perspectivas para o segmento. Caracterizado como um estudo de caso pautado, sobretudo, em uma revisão da literatura, este artigo utilizou-se de múltiplas fontes para a coleta dos dados: documentos, referenciais bibliográficos, reportagens jornalísticas e materiais audiovisuais. Foi possível identificar que os setores de turismo e esporte sofreram implicações significativamente negativas e, consequentemente, gerando perdas comerciais e econômicas para atrativos turísticos esportivos, como no caso do FCB. Neste cenário, o clube adotou uma série de medidas e, estrategicamente, realizou ações virtuais e tecnológicas para retomar parte dos seus atrativos turísticos, por exemplo as visitas guiadas pelo seu estádio e museu. Tais inovações podem representar uma tendência para o segmento e as descobertas apresentadas nesta pesquisa podem subsidiar para novas pesquisas nesta área do turismo, bem como na formulação de estratégias e políticas para a recuperação do segmento.


Palavras-chave


Turismo esportivo; Futebol; FC Barcelona; COVID-19; Coronavirus.

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).