Desenvolvimento sustentável e turismo: o desafio da participação na Vila do Pesqueiro, na ilha do Marajó – Pará - Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N1.A11114pp.36-5911114Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Turismo, Participação, Marajó, AmazôniaResumo
Esse artigo aborda sobre os desafios da comunidade da Vila do Pesqueiro, na Reserva Extrativista Marinha (RESEX) em Soure (ilha do Marajó - Pará - Amazônia) para o desenvolvimento sustentável, por meio do turismo. O artigo discorre sobre o contexto local dessa comunidade, destacando as principais dificuldades nesse caminho, com uma perspectiva da participação local nos processos de desenvolvimento por meio do turismo. O estudo foi construído a partir de teorias sobre o desenvolvimento sustentável, o turismo e a participação. Metodologicamente, além do referencial teórico, foram realizadas quatro visitas a campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os moradores locais da RESEX. Como resultado, a pesquisa aponta que com a instituição da RESEX, as práticas participativas também mudaram para uma compreensão de que a participação tem uma função cada vez mais política, envolvendo os moradores e o setor público, em prol de um objetivo em comum. Porém, apenas a existência desses espaços de participação não garante que haja o envolvimento dos moradores, sendo esse um dos desafios para o desenvolvimento sustentável por meio do turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).