Percepção dos moradores locais sobre os impactos socioambientais dos parques eólicos na atividade turística de um destino

Autores

Palavras-chave:

Impactos Socioambientais, Parques Eólicos, Destino Turístico, Residentes, Galinhos.

Resumo

O objetivo do trabalho é investigar a percepção dos moradores locais, quanto aos impactos socioambientais gerados pelos parques eólicos na atividade turística do destino de Galinhos, situado no Rio Grande do Norte (Brasil). Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, quanto aos objetivos com abordagem qualitativa e para tratamento dos dados utilizou análise de conteúdo. Os resultados indicaram que no destino turístico de Galinhos houve uma resistência a princípio da população local aos parques eólicos devido aos mesmos estarem preocupados com a paisagem natural das dunas que é objeto de atração turística explorada pelos bugueiros. Todavia, foi percebido pelos residentes que em parte os parques eólicos serviram como forma de atrair os turistas e não o contrário, como imaginavam os moradores, posto que alguns turistas quando vem para cidade tem interesse de conhecer as torres. Conclui-se que os parques eólicos podem ter uma relação com o turismo, tanto tendo impactos positivos, por serem novos atrativos turísticos para os visitantes da localidade turística, quanto impactos negativos, quando se observa a interferência no meio ambiente natural, artificializando a paisagem e provocando a privatização de algumas áreas que faz com que o trajeto de passeios turísticos seja modificado.   

Biografia do Autor

Raquel Fernandes de Macedo, Universidade Federal do ABC

Graduada e Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC)

Sérgio Marques Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita

Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Sinclair Mallet Guy Guerra, Universidade Federal do ABC

Doutor em Economia de Energia pela Université Paris III

Professor Visitante Senior do Programa de Pós-Graduação em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC)

Roseli Frederigi Benassi, Universidade Federal do ABC

Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Universidade de São Paulo (USP)

Professora Associada dos cursos de graduação em Bacharelado de Ciência e Tecnologia e Engenharia Ambiental e Urbana e no Programa de Pós-Graduação em Energia e Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Downloads

Publicado

07/05/2021