Percepção dos moradores locais sobre os impactos socioambientais dos parques eólicos na atividade turística de um destino
Palavras-chave:
Impactos Socioambientais, Parques Eólicos, Destino Turístico, Residentes, Galinhos.Resumo
O objetivo do trabalho é investigar a percepção dos moradores locais, quanto aos impactos socioambientais gerados pelos parques eólicos na atividade turística do destino de Galinhos, situado no Rio Grande do Norte (Brasil). Quanto à metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória, quanto aos objetivos com abordagem qualitativa e para tratamento dos dados utilizou análise de conteúdo. Os resultados indicaram que no destino turístico de Galinhos houve uma resistência a princípio da população local aos parques eólicos devido aos mesmos estarem preocupados com a paisagem natural das dunas que é objeto de atração turística explorada pelos bugueiros. Todavia, foi percebido pelos residentes que em parte os parques eólicos serviram como forma de atrair os turistas e não o contrário, como imaginavam os moradores, posto que alguns turistas quando vem para cidade tem interesse de conhecer as torres. Conclui-se que os parques eólicos podem ter uma relação com o turismo, tanto tendo impactos positivos, por serem novos atrativos turísticos para os visitantes da localidade turística, quanto impactos negativos, quando se observa a interferência no meio ambiente natural, artificializando a paisagem e provocando a privatização de algumas áreas que faz com que o trajeto de passeios turísticos seja modificado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).