Caminhos de negros:

a história da presença negra no Maranhão contada por meio de um tour pelo Centro Histórico de São Luís

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N2.A11974pp.226-24611974

Palavras-chave:

Turismo Cultural, Roteiro Turístico

Resumo

O trabalho objetivou a criação de um produto turístico - um roteiro no Centro Histórico da cidade de São Luís-MA/Brasil com a temática do legado do povo negro africano como parte da identidade histórico-cultural local. Os roteiros tradicionais, feitos no Centro Histórico da cidade, tratam em geral, do contexto de colonização e hábitos europeus da época. A proposta apresentada, além de dar visibilidade à história de um povo que contribuiu fortemente na formação da cultura maranhense, mostra-se como uma alternativa para o desenvolvimento de roteiros temáticos como opções além das já disponibilizadas no mercado, possibilitando novas experiências ao turista. O roteiro apresentado se diferencia também por não focar no sofrimento das pessoas negras e suas famílias durante e após o período da escravidão, pois essa abordagem é mais comumente encontrada em casas de culturas, museus e exposições. O roteiro destaca a herança cultural maranhense vista sob a perspectiva do negro como protagonista e participante ativo do legado cultural, arquitetônico e histórico e assim divulgar e valorizar essa herança. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e visitas in loco para criação do roteiro considerando as dimensões da economia de experiência: aprendizado, entretenimento, evasão e estética. Uma vez criado o roteiro foi feito seu teste e uma pesquisa qualitativa após a execução do mesmo com os participantes que realizaram o itinerário. Como resultado percebe-se que o roteiro temático proposto é viável, e considerado inovador, pois foge do roteiro turístico rotinizado e repetitivo, que é comum no Centro Histórico das cidades, inclusive de São Luís. Dessa forma a proposição do produto foi bem avaliada por levar a aproximação do visitante da cultura negra do local. O roteiro temático permitiu o contato com sensações e a fuga do tradicional para quem decide visitar o destino, proporcionando uma experiência diferenciada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flavia de Melo Lobato, Universidade Federal do Maranhão

Discente do curso de Turismo do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão,São Luís, Marnhão, Brasil.

Luciana Brandão Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Docente do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Doutora em Administração das Organizações, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

Lobato, A. F. de M., & Ferreira, L. B. (2021). Caminhos de negros:: a história da presença negra no Maranhão contada por meio de um tour pelo Centro Histórico de São Luís. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 11(2), 226–246. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N2.A11974pp.226-24611974

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.