Perfil de consumo dos turistas gays e bissexuais masculinos brasileiros (2019-2020)

Autores

Palavras-chave:

Turismo LGBT, Turistas gays, Consumo.

Resumo

Estudos focados em turistas LGBTs têm sido pouco realizados no âmbito brasileiro, fazendo com que o mercado e a Academia adotem pesquisas de outros países para amparar o cenário nacional. Ocorre que os dados importados não refletem a realidade. Este estudo objetiva identificar se o comportamento de consumo em viagens de lazer dos turistas gays e bissexuais masculinos manifesta categorias do pink money, do hedonismo, do lazer. A metodologia utilizada foi um estudo quali-quantitativo, composto por uma pesquisa survey inserida na plataforma Google Forms, com 1.403 respondentes gays e bissexuais masculinos. Os resultados apontaram que o público brasileiro difere em diversos aspectos dos turistas norte-americanos, não refletindo as características econômicas e motivacionais apontadas pela Organização Mundial do Turismo (2017), além de desmistificar que turistas gays buscam por turismo sexual. As peculiaridades dos turistas gays e bissexuais brasileiros traçam um perfil único desse público, caracterizado por não ter filhos, com idade média de 30 anos, pertencente à “Classe C” e que busca atividades culturais e de descanso em suas viagens de lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christopher Smith Bignardi Neves, Universidade Federal do Paraná

Doutorado (cursando) em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestrado em Turismo pela UFPR; Mestrado (cursando) em Gestión y Dirección de Equipos pela Escuela de Negocios Europea de Barcelona - ENEB. Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFPR; em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar pela UFPR, Setor Litoral; em Gestão Escolar pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná - ISULPAR. Graduado (Técnologo) em Gestão de Turismo pela UFPR, Setor Litoral; Graduado (Licenciatura Plena) em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Servidor Público na Prefeitura Municipal de Paranaguá. Realiza pesquisas envolvendo principalmente temas LGBT+.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

Neves, C. S. B. (2021). Perfil de consumo dos turistas gays e bissexuais masculinos brasileiros (2019-2020). RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 11(2), 196–225. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/11989

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.