RECEBER E ACOLHER EM SÃO PAULO: DESAFIOS DA HOSPITALIDADE NUMA FEIRA BOLIVIANA, KANTUTA

Autores

  • Maria do Rosário Rolfsen Salles Universidade Anhembi Morumbi
  • Marielys Siqueira Bueno Universidade Anhembi Morumbi/SP
  • Senia Regina Bastos Universidade Anhembi Morumbi.

Palavras-chave:

Hospitalidade. Turismo. Mobilidade. Imigração boliviana. Acolhimento. Praça da Kantuta/SP.

Resumo

O mundo atual conhece uma intensa mobilidade humana devido a um acentuado deslocamento de pessoas provocado principalmente por dois movimentos: o turismo e ao processo migratório. São Paulo desempenha no cenário nacional um importante papel centralizador da cultura e da economia e, em função disso exerce uma forte atração, principalmente dos imigrantes. Evidentemente, tanto as viagens turísticas quanto as condições políticas e sociais que provocaram as imigrações já existiam antes do período chamado de modernidade, mas, atualmente, o que se destaca, é a dimensão e o ritmo desses movimentos. Assim, a questão do acolhimento, da hospitalidade, questões tão antigas quanto a humanidade vai ganhar novas formas, novos contornos, novas dimensões que instigam a reflexão e colocam desafios para a hospitalidade moderna. Nosso objetivo foi mostrar, dentre as inúmeras formas e possibilidades de acolhimento e de hospitalidade, o potencial acolhedor e hospitaleiro dos espaços que permitem formas de vivências revitalizadoras, que dão um sentido de participação e que ajudam, pelo compartilhar de um espaço festivo, romper as barreiras dos preconceitos e dos distanciamentos culturais, tomando como referencia a experiência da imigração boliviana para São Paulo, e sua expressão comunitária na feira da Kantuta.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Rolfsen Salles, Universidade Anhembi Morumbi

Licenciada em Ciências Sociais, Doutora em Ciências Sociais, Sociologia pela Universidade Esatdual Paulista (UNESP), docente e orientadora junto ao Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Marielys Siqueira Bueno, Universidade Anhembi Morumbi/SP

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão (1969), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Goiás (1976) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professora titular do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Senia Regina Bastos, Universidade Anhembi Morumbi.

Bacharel (1990), mestre (1997) e doutora (2001) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Publicado

2014-07-02

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.