Turismo, museologia, universidade e assentamentos de reforma agrária: diálogos possíveis
Palavras-chave:
turismo, museologia, universidade, assentamentos de reforma agraria, valorização patrimonialResumo
Ainda que existam fatores que dificultam o desenvolvimento de práticas voltadas ao patrimônio cultural rural, há iniciativas comunitárias, muitas vezes em simbiose com a universidade, que fortalecem as comunidades em suas pautas locais. Este artigo teve como objetivo, refletir e exemplificar sobre as possibilidades do turismo e da museologia no espaço rural como instrumentos de valorização do patrimônio cultural em assentamentos de reforma agrária, a partir dos casos dos assentamentos do município de Rosana, São Paulo, Brasil. As possibilidades também trazem uma reflexão sobre o papel de parceiro da universidade nos assuntos de valorização e gestão patrimonial das comunidades limítrofes, neste caso da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade de São Paulo (USP). Como metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória em livros, revistas e sites que abordassem os temas verticais e horizontais propostos. Além disso, utilizou-se do relato empírico dos trabalhos de valorização patrimonial, turismo e museologia que vêm sendo desenvolvidos nos assentamentos de Rosana, desde 2014, por meio de pesquisas e ações extensionistas. Por meio dessa metodologia, tornou-se possível identificar o turismo no espaço rural como um agente mitigador do êxodo rural, diversificador econômico, mantenedor das paisagens e desmistificador de preconceitos. Sobretudo, observou-se que a prática de turismo e museologia em assentamentos rurais permite o despertar da comunidade quanto a valorização, salvaguarda e empoderamento a respeito de seu patrimônio cultural, sendo este despertar, num primeiro momento, proporcionado pela relação com a universidade. Ademais, constatou-se que a simbiose entre universidades e comunidades são frutíferas à medida que permite benefícios mútuos, como a formação de profissionais responsáveis, alargamento das teorias, reconhecimento da pluralidade dos saberes, democratização do conhecimento, autonomia e soberania na gestão do patrimônio, entre outros fatores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Adrielson Furtado; MARTINS, Maria Terezinha Resende. Boas práticas em educação museal: roteiros de memória do Ecomuseu da Amazônia na Ilha de Caratateua, Belém, Pará, Brasil. Cadernos do CEOM, Chapecó, v. 34, n. 54, p. 14-28, jun, 2021.
BARCIELA, Isadora de O. P. Estudo de caso: análise do potencial para implantação da atividade de turismo rural no assentamento Porto Maria/Rosana-SP. 2017. 133f. Monografia (Bacharelado em Turismo), Universidade Estadual Paulista, Rosana, 2017.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1998.
CARVALHO, Paulo. Património e museus em contexto rural: dos lugares de memória aos territórios do lazer e do turismo. Biblos, Coimbra, s/n, p. 293-316, 2012.
CHAGAS, Mario S.; PIRES, Vladimir S. Abertura: Território, Museus e Sociedade. In: CHAGAS, M.; PIRES, V. (orgs.). Território, Museus e Sociedade: práticas, poéticas e políticas na contemporaneidade. Rio de Janeiro: UNIRIO, Instituto Brasileiro de Museus, 2018.
CHAGAS, Mario; BOGADO, Diana. A museologia que não serve para a vida, não serve para nada: o Museu das Remoções como potência criativa e potência de resistência. In: CALABRE, L. et al. (Orgs.). Memória das olimpíadas no Brasil: diálogos e olhares, 1.ed. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017, v. 1, p. 139-146.
CURY, Marília Xavier. Circuitos museais para a visitação crítica: descolonização e protagonismo indígena. Revista Iberoamericana de Turismo, Penedo, v. 7, dossiê n. 3, p. 87-113, dez. 2017.
CURY, Marília Xavier. Política de gestão de coleções: museu universitário, curadoria indígena e processo colaborativo. Revista CPC, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 165-191, 2021.
DEUS, Sandra. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria: UFSM, 2020.
DURAN, Naira Rosemery Zambrana. Eventos mais sustentáveis: o significado da inclusão social da AMANP no XVIII ENEJUNESP. 2013. 76f. Monografia (Bacharelado em Turismo), Universidade Estadual Paulista, Rosana, 2013.
FLORÊNCIO, Sônia Regina R. Educação patrimonial: um processo de mediação. In: TOLENTINO, A. B. (org). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
FOLLMANN, José Ivo. Dialogando com os conceitos de transdisciplinaridade e de extensão universitária: caminhos para o futuro das instituições educacionais. R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianopolis, v. 11, n. 1, p. 23-42, jan./jun, 2014.
GONÇALVES, Humberto Leite. Turismo no espaço rural para o desenvolvimento de Assentamentos Rurais: estudo de caso Assentamento Nova Pontal, Rosana/SP. 2015. 64 f. Monografia (Bacharelado em Turismo), Universidade Estadual Paulista, Rosana, 2015.
GONÇALVES, Leonardo Giovane Moreira. Afinal, o que é museu? Reflexões introdutórias sobre a nova museologia, museologia social e o Museu do Assentado. VIII MOSTRA CIENTÍFICA DE TURISMO, 2019, Anais... Unesp, Rosana, 2019.
GONÇALVES, Leonardo Giovane Moreira. Nova Museologia, Museologia Social e colaboração: em discussão o museu dos assentamentos de reforma agrária de Rosana (São Paulo, Brasil). 2021. 198f. Dissertação (Mestrado em Museologia), Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo, 2021.
GONÇALVES, Leonardo Giovane Moreira. Os saberes, fazeres e dizeres do campo: o futuro Museu do Assentado no município de Rosana/SP. 2018. 113f. Monografia (Turismo). Unesp, Rosana, São Paulo, 2018.
GONÇALVES, Leonardo Giovane Moreira; SILVA, Filipe Rossato; RIBEIRO, Renata Maria. A caminhada como roteiro de turismo no espaço rural: um estudo para roteirização no Assentamento Nova Pontal. 8º CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, Anais... Unesp, Rosana, 2015.
IOKOI, Zilda Márcia Grícoli. São Paulo: lutas pela terra, um conflito secular. In: IOKOI, Z. M. G. et al. Vozes da terra: histórias de vida dos assentamentos rurais de São Paulo. São Paulo: Fundação Itesp. 2005.
ITESP. Caderneta de Campo Social: safra: 2017/2018. Fundação Instituto de Terras de São Paulo: São Paulo, 2019.
KIEFFE, Maxime. Conceptos claves para el estudio del Turismo Rural Comunitario. El Periplo Sustentable, Toluca, n. 31, p. 1-15, jan-jun, 2018.
KRENAK, Lidiane Damaceno. Museu Akãm Orãm Krenak – História, informação, exposição e atividade. Museologia & Interdisciplinaridade, n. 10, v. 19, p. 44-51, 2021.
LIMA, Lívia M. G. Turismo, história oral e velhice: o contexto do patrimônio cultural rural paulista (São Paulo, Brasil). Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 218-233, mai-ago. 2015.
LIMAVERDE, Rosiane. Arqueologia social inclusiva: a Fundação Casa Grande e a gestão do patrimônio cultural da Chapada do Araripe. 2015. 474 f. Tese (Doutorado em Letras), Universidade de Coimbra, Portugal, 2015.
MIGNOLO, Walter. Museus no horizonte colonial da modernidade: garimpando o museu (1992) de Fred Wilson. Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 7, n.13, p. 309-324, 2018.
MOREIRA GONÇALVES, Leonardo Giovane. La génesis y los processos de un museo comunitario: O Museo do Assentado en el municipio de Rosana, São Paulo, Brasil. COLOQUIO INTERNACIONAL: Museología Participativa, Social y Crítica, Santiago do Chile, 2020, Anais... Santiago do Chile, 2020.
MOREIRA-GONÇALVES, Leonardo Giovane. Turismo no espaço rural como instrumento de valorização patrimonial em assentamentos de reforma agrária: o caso de Rosana, São Paulo. Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 13, n. 3, p. 121-142, set-dez, 2020.
MOREIRA-GONÇALVES, Leonardo Giovane; THOMAZ, Rosangela Custodio Cortez. A simbiose entre universidades e museus comunitários na extensão universitária: o Museu dos Assentados, metodologias, passado, presente e apontamentos futuros. In: MAGALHÃES, Fernando. et al. (orgs). Museologia e Património: volume 8. Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, 2021.
OLIVEIRA, Carlos Augusto de. A musealização do território como estratégia de gestão do patrimônio e administração da memória. Revista Memorare, Tubarão, v. 2, n. 2, p. 34-51, jan-abr, 2015.
PINHO, Silvia Aparecida da Silva. Histórico do Câmpus. Universidade Estadual Paulista. 2019. Disponível em: https://www.rosana.unesp.br/#!/sobre-o-campus/historico-do-campus. Acesso 15 de jul. de 2021.
PREFEITURA DE ROSANA. Convênios MIT. Disponível em: https://www.rosana.sp.gov.br/turismo/convenios-mit/. Acesso: 10 mar. 2021.
PREFEITURA DE ROSANA. Poder executivo participa do I colóquio sobre memória de assentados realizado pela Unesp Rosana. Prefeitura de Rosana, 2018. Disponível em: http://www.rosana.sp.gov.br/noticia/?id=1002. Acesso em: 28 set. 2019.
QUIJANO, Anibál. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: Lander, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.
SANTOS, Boaventura de Souza. Epistemologías del Sur. Utopía e Praxis Latinoamericana, Venezuela, v.16, n. 54, p. 17-39, 2011.
SANTOS, Boaventura de Souza. Épistémologies du Sus. Études Rurales, França, n. 187, p. 21-49, 2011.
SANTOS, Suzy Silva. Ecomuseus e Museus Comunitários nos Brasil: estudo exploratório de possibilidades museológicas. 2017. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia, Universidade São Paulo, São Paulo, 2017.
SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Água em abundância movimenta o turismo de Rosana, agora MIT. 2018. Disponível em: https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=1363. Acesso: 10 mar. 2021.
SOBREIRO FILHO, José. A luta pela terra no Pontal do Paranapanema: história e atualidade. Geografia em Questão, v. 5, n. 1, p. 83-114, 2012.
TEIXEIRA, Sandra Maria de S. Museu das Remoções: moradia e memória. In: BRULON, Bruno (org.). Descolonizando a museologia: Museus, ação comunitária e descolonização. Paris: ICOM/ICOFOM, 2020.
THOMAZ JUNIOR, Antônio. Agronegócio Alcoolizado e Culturas em Expansão no Pontal do Paranapanema: legitimação das Terras Devolutas/Improdutivas e Neutralização dos Movimentos Sociais. Relatório de Pesquisa FAPESP, Presidente Prudente, 2007.
THOMAZ, Rosangela Custodio Cortez; GONÇALVES, Leonardo Giovane Moreira. As sementes do passado e os frutos do amanhã: as influencias e transformações do tempo nos traços culturais do acampamento dos agregados do município de Rosana, São Paulo. Geosaberes: revista de estudos geoeducacionais, Ceará, v. 10, p. 1-16, 2019.
VARINE, Hugues de. El ecomuseo singular y plural: un testimonio de cinqüenta años de museología comunitaria en el mundo. Chile: ICOM, 2020.
VARINE, Hugues de. O museu comunitário como processo continuado. Cadernos do CEOM, v. 27, n. 41, p.25-35, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).