FATORES MOTIVACIONAIS E IMPACTOS SOCIAIS DO TURISTA COMUNITÁRIO

Gabriel Chagas Coutinho, Carlos Alberto Cioce Sampaio, Ligia de Paula Rodrigues

Resumo


O presente trabalho discorre sobre os fatores motivacionais que influenciam os turistas ao visitarem experiências de turismo comunitário. Considera-se que a identificação desses fatores pode contribuir para a organização e planejamento turístico dos destinos, bem como para percepção e (tentativa de) mitigação de impactos sociais que a atividade pode promover, já que a etapa em que a comunidade se relaciona com o mercado é considerado o momento de maior risco de impactos sociais e culturais no local. Objetivou-se conhecer o perfil dos turistas comunitários e compará-lo com alguns aspectos do perfil-padrão do turista doméstico brasileiro. Para coleta de dados foram utilizados questionários estruturados aplicados por meio virtual. A partir da análise de dados, traçou o perfil do turista comunitário e seus fatores motivacionais, e concluiu que se trata de público consumidor consciente e instruído, e que busca experiências heterogêneas e diversificadas, divergindo do perfil do turista convencional. Os resultados obtidos ampliaram entendimento sobre dificuldades que enfrentam os destinos, e são sugeridas algumas saídas para o turismo comunitário.

Palavras-chave


Turismo comunitário. Impactos sociais do turismo. Fatores motivacionais do turista comunitário.

Texto completo:

PDF



Locations of visitors to this page

Revista Iberoamericana de Turismo - RITUR Penedo, Alagoas, Brasil. ISSN: 2236-6040.


Licença Creative Commons
Os originais publicados na Revista Iberoamericana de Turismo estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).