O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL SOB A PERSPECTIVA DE SEU USO TURÍSTICO

Autores

  • Rosângela Custodio Cortez Thomaz Universidade Estadual Paulista - Campus de Rosana.

Palavras-chave:

museu, educação patrimonial, turismo cultural, museu de memória regional

Resumo

Este artigo tem por intuito apresentar os aspectos referentes à educação patrimonial, ao turismo cultural e aos museus, como forma de estabelecer uma proposta de ação educacional voltada ao patrimônio. O interesse social pelo patrimônio cultural, a partir da perspectiva mais antropológica, tem despertado a curiosidade de milhares de potenciais turistas que em número crescente decidem destinar uma parte de seu tempo para conhecer os recursos culturais disponíveis e a buscar outros novos destinos não valorados até o momento e que tem aberto um amplo campo de atividade turística nova.  Os acervos dos museus constituem-se em um elemento riquíssimo e a apresentação de seus bens culturais por meio de processos educativos pode torná-lo um recurso turístico em potencial, na medida em que os turistas possam vir a ter o interesse de conhecer um pouco mais sobre a história da localidade onde estão inseridos. Ao mesmo tempo, se a comunidade pertencente ao local valorizar e apropriar-se desse patrimônio, têm-se então cidadãos multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na educação patrimonial e difusores da história regional, ou seja, mantenedores de uma identidade cultural.

Biografia do Autor

Rosângela Custodio Cortez Thomaz, Universidade Estadual Paulista - Campus de Rosana.

Pós-doutorado em Turismo pela Universidade de Santiago de Compostela (USC - Espanha), estágio realizado no período de outubro de 2004 a dezembro de 2005, com o financiamento da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – São Paulo - Brasil. Doutora e mestre em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP - Brasil); Licenciada e bacharel em Geografia pela UNESP de Presidente Prudente/SP; Professora Assistente Doutora do Curso de turismo da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Rosana/SP; Professora Assistente Doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP de Presidente Prudente/SP (Linha de Pesquisa: Dinâmicas agrárias, políticas públicas e desenvolvimento regional), Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Turismo no Espaço Rural – GEPTER/CNPq e Tutora do Projeto de Educação Tutorial de Turismo – PET Turismo da UNESP de Rosana/SP; Membro do CLAA - PET/MEC/SESU/UNESP; Vice-coordenadora do Polo Regional do CENEPP/UNESP; Tutora do Grupo PET Turismo - Programa de Educação Tutorial da UNESP. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, arqueologia, turismo rural, geografia regional e desenvolvimento local.

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Publicado

2014-09-01

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