Inserção dos atores sociais locais na gestão do turismo em Jericoacoara - CE

Autores

  • José Osmar Fonteles Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V5.N0.A1590pp.54-691590

Palavras-chave:

turismo, segmento sol e praia, destino indutor, gestão

Resumo

As áreas protegidas têm se constituído em espaços privilegiados para o turismo, despertando o interesse do poder público e da iniciativa privada, com investimentos no setor. Recursos ambientais são identificados e transformados em produtos, com marketing especializado montando e/ou projetando cenários que atendem aos interesses dos visitantes. Assim, lugares até então inexplorados turisticamente, passam a ser visitados por pessoas oriundas de culturas distintas, alterando o jeito de ser dos moradores locais, sobretudo quando são impactados pela presença e convivência de outros moradores que ocupam o seu território. Este é o contexto em que desenvolvemos o presente trabalho tendo por objetivo analisar o turismo no segmento Sol e Praia, no sentido de compreender como se dá a inserção dos atores sociais locais na construção e comercialização de produtos que atendam aos interesses dos visitantes, gerando renda e inclusão socioambiental, a partir de uma gestão integrada. O texto faz referência à Jericoacoara antes e com a entrada do turismo, ressaltando a ação dos moradores nativos e adventícios na produção do espaço geográfico e sociocultural para o turismo, com destaque para o segmento Sol e Praia. Enfatizo a forma de como os diversos atores sociais se organizam para se fortalecerem enquanto Destino Indutor do Turismo, a partir das suas categorias sociais e ocupacionais e da gestão institucional materializada no órgão municipal do turismo, no conselho municipal do turismo, no grupo gestor e na instância de governança regional. Relato a experiência do ordenamento do trânsito em Jericoacoara, ação demandada pela comunidade, apoiada pelo governo estadual e municipal.

 

Palavras chaves: turismo, segmento sol e praia, destino indutor, gestão

Downloads

Biografia do Autor

José Osmar Fonteles, Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Mestre em Sociologia.

Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais da UVA

Diretor do Centro de Ciências Humanas - CCH

Downloads

Publicado

31-01-2015

Como Citar

Fonteles, J. O. (2015). Inserção dos atores sociais locais na gestão do turismo em Jericoacoara - CE. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 5, 54–69. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V5.N0.A1590pp.54-691590

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.