As interfaces entre o patrimônio cultural africano do bairro do Cabula em Salvador-BA e a perspectiva dos seus moradores.

Autores

  • Paulo Henrique Oliveira UNIFACS
  • Carolina de Andrade Spinola UNIFACS
  • Renato Barbosa Reis UNIFACS

Palavras-chave:

Cabula, Cultura, Patrimônio, Herança Africana

Resumo

Salvador é conhecida como a maior cidade africana fora da África. O atual bairro do Cabula foi um importante quilombo da Cidade no período escravocrata e por ainda apresentar reflexos dessa ocupação, reveste-se de um valor histórico que merece ser estudado. Este artigo é o resultado de uma pesquisa que objetivou identificar o patrimônio cultural de origem africana existente no bairro e analisar como ele se faz presente no cotidiano da comunidade.  Para tanto, utilizou-se dos procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento. Partiu-se do pressuposto de que o patrimônio cultural em questão deve estar destinado ao usufruto da comunidade e inserido em sua vida cotidiana. No entanto, concluiu-se que os bens culturais de origem africana presentes no Cabula não são reconhecidos nem valorizados pelos moradores do bairro, fato que é reforçado pela ausência de políticas públicas que valorizem este tipo de patrimônio e por um processo de urbanização segregadora. Essa pesquisa contribui para a proposição de novos olhares sobre  a realidade urbana e cultural de Salvador, através do fortalecimento de sua  memória cultural vinculada ao patrimônio de origem africana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Oliveira, UNIFACS

Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (UNIFACS). Professor da Escola de Negócios, Direito e Hospitalidade - ENDH/UNIFACS e Membro do Grupo de Pesquisas em Turismo e Meio Ambiente – GPTURIS.

Carolina de Andrade Spinola, UNIFACS

Doutora em Geografia pela Universidade de Barcelona, Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Unifacs e membro do Grupo de Pesquisas em Turismo e Meio Ambiente – GPTURIS.

Renato Barbosa Reis, UNIFACS

Doutor em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Unifacs e membro do Grupo de Pesquisas em Turismo e Meio Ambiente – GPTURIS.

Downloads

Publicado

01-08-2016

Como Citar

Oliveira, P. H., Spinola, C. de A., & Reis, R. B. (2016). As interfaces entre o patrimônio cultural africano do bairro do Cabula em Salvador-BA e a perspectiva dos seus moradores. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 6(1), 4–21. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/2066

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.