Turismo e Economia Solidária: uma análise nas cooperativas e associações de artesanato do Roteiro Seridó Norte Rio Grandense, Brasil.
Palavras-chave:
Economia solidária. Turismo. Roteiro Seridó. Cooperativas. Associações.Resumo
O presente artigo teve como objetivo geral analisar a forma como a Economia Solidária, através do cooperativismo e do associativismo, em parceria com as atividades voltadas para o turismo, contribui para melhorar as condições sociais e econômicas dos artesãos do Roteiro Seridó. No que concerne a metodologia aplicada trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa, posto que foram aplicados 202 questionários no Roteiro Seridó do Rio Grande do Norte situado no Brasil, o qual utilizou-se de porcentagens e teste de Fisher, além disso teve uma descrição e interpretação dos dados obtidos. Os resultados da pesquisa indicaram que há uma maior inserção de mulheres na atividade econômico-solidárias, além disso os empreendimentos são formados na maior parte por associações. Ademais, houveram melhorias na qualidade de vida das pessoas que trabalham em tais tipos de empreendimentos, principalmente dos associados. Conclui-se que apesar das melhorias indicadas necessita-se ainda de um maior intercâmbio com as empresas turísticas como meios e hospedagem e restaurantes para venda de seus produtos para os mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).