QUADROS SEDUTORES NO CAMPO DO TURISMO E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA PELA MÍDIA TURÍSTICA

Autores

  • André Luiz Piva de Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V2.N1.A550pp.36-57550

Palavras-chave:

identidade regional, construção da identidade, identidade paraibana, identidade turística.

Resumo

Desenvolvemos o estudo na acepção de que a identidade, como objeto e produto de configurações simbólicas, possíveis em diferentes enunciações representativas, é dependente de formulações discursivas, podendo, assim, surgir em variadas interpretações e reconhecimentos. Logo, determinado grupo social pode ser enunciado e reconhecido em diferentes sentidos, como também de forma fragmentada, com diversos perfis identitários, a exemplo do objeto central das abordagens analíticas do artigo, as projeções discursivo-imagéticas da mídia que constroem o mundo nordestino-paraibano, as quais examinamos de modo a contextualizar suas linguagens, verbais e não verbais, e sentidos, que se notabilizam por um direcionamento promocional e persuasivo. Em nossas análises empregamos os preceitos teóricos e procedimentos metodológicos da análise do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-05-2012

Como Citar

Carvalho, A. L. P. de. (2012). QUADROS SEDUTORES NO CAMPO DO TURISMO E MÍDIA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PARAIBANA PELA MÍDIA TURÍSTICA. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 2(1), 36–57. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V2.N1.A550pp.36-57550

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.