Turismo e lazer de terceira idade no Brasil
uma análise bibliográfica e documental entre os anos de 2015 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V12.N02.A13658pp.71-9913658Palavras-chave:
lazer, terceira idade, segmentação de mercadoResumo
A atividade turística, nos últimos anos, vem se desenvolvendo e se reinventando na sociedade. Tal condição permite que este setor abarque diferentes públicos e demandas, sejam estes sociais, culturais e/ou econômicas. É neste caminho, que este trabalho objetiva analisar o segmento de lazer, voltado ao público da terceira idade como base para a elaboração de destinos e pacotes turísticos que atendam a esta demanda. Atualmente, este público procura usufruir do turismo como ferramenta de ocupação do seu tempo livre, seja com a finalidade de um simples lazer, ou como instrumento de autoconhecimento, além de descobrir novos lugares, realizar aventuras, exercício da fé e de saúde, dentre outros. Com isto, este trabalho propõe fazer uma análise sobre como esta segmentação de mercado vem se desenvolvendo, o que tem sido feito de novo para atender este público, principalmente, durante os últimos anos, mais especificamente 2015 a 2020. Desse modo, esta pesquisa se qualifica pelo seu caráter documental e bibliográfico. O referencial teórico, por seu turno, constrói-se com base em autores como: Ribeiro (2020); Silva (2016); Dias e Aguiar (2002); Guedes (2009); Santos e Bertoldi (2012); dentre outros. Estes, abordam desde os aspectos mais conceituais sobre o público da terceira idade na sociedade, sua participação no mercado turístico, assim como a percepção desse público como um novo nicho a ser explorado. Conclui-se, nesse caminho, que a atividade turística se mostra como um lazer a ser explorado por este público, para além de simples serviços/produtos de consumo e como um direito social destes indivíduos.
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