A bebida de Ninkasi em terras tupiniquins: O mercado da cerveja e o Turismo Cervejeiro no Brasil

Autores

  • Ewerton Reubens Coelho-Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Turismo cervejeiro, Cerveja, Mercado

Resumo

O artigo versa sobre o mercado de cervejas e o turismo cervejeiro no Brasil. Apresenta considerações sobre a origem da cerveja no mundo, a chegada da bebida ao Brasil e o panorama de produção e consumo da bebida no país, na contemporaneidade. Trata-se de um estudo exploratório com base na revisão bibliográfica, que tem como objetivo averiguar o potencial da cerveja artesanal para o desenvolvimento do turismo cervejeiro brasileiro. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que o número de cervejaria artesanais no Brasil é incerto pela falta de dados oficiais; o turismo cervejeiro no Brasil tem maior expressividade a partir da existência de eventos ligados à cerveja; o Brasil dispões de roteiros turísticos para este nicho do mercado onde um dos principais atrativos está na visitação às fabricas de cerveja para entender o processo de fabricação e degustar diferentes tipos da bebida.

 Palavras-chave: Cerveja, turismo cervejeiro, mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerton Reubens Coelho-Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

 

Mestrando em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade estadual do Ceará (UECE); Graduação em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Formador de Gestores das Políticas Públicas do Turismo pelo Ministério de Turismo – MTUR e Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. E-mail: ewertonreubens@hotmail.com.

 

Downloads

Publicado

01-08-2015

Como Citar

Coelho-Costa, E. R. (2015). A bebida de Ninkasi em terras tupiniquins: O mercado da cerveja e o Turismo Cervejeiro no Brasil. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 5(1), 22–41. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/1764

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.