O mercado de albergues/hostels do Município de São Paulo: caracterização e avaliação de estabelecimentos e empreendedores
Palavras-chave:
Meios de hospedagem, Turismo mochileiro, Empreendedorismo, Turismo urbano, Saturação de mercadoResumo
Nos últimos três anos, o mercado de albergues/hostels do Município de São Paulo tem experimentado um crescimento expressivo, no número de estabelecimentos – de 22, em 2011, para mais de 70, em Setembro de 2014. O objeto de estudo é o conjunto de albergues paulistanos – tanto o meio de hospedagem em si quanto o empreendedor. Objetiva-se descrever, caracterizar e avaliar a oferta municipal de albergues, inclusive seu expressivo crescimento recente, e seus empreendedores. O trabalho de campo revelou empresários jovens e empolgados com o negócio, que travaram conhecimento com esse tipo de hospedagem durante viagens ao exterior; a identificação pessoal com o tipo de negócio é patente, bem como com os próprios hóspedes, que viram, em alguns casos, amigos. Isso ajuda a explicar a qualidade da oferta de albergues, em São Paulo, com unidades bem localizadas, situadas em construções novas ou reformadas, limpas e seguras. Contudo, tanto os dados do mercado quanto a percepção de muitos proprietários apontam para um grave problema: a saturação do mercado, gerada pela abertura contínua de unidades, desde 2011 – no que a influência da Copa do Mundo 2014 é inegável –, que tem levado o índice de ocupação a cair continuamente, nos últimos três anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).