Mídia local, museus e turismo: quais os legados a marca ‘Cuiabá 300 Anos’ deixará?

Autores

  • Giordanna Laura da Silva Santos Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-graduação de Estudos e Cultura Contemporânea

Palavras-chave:

cultura, museus, turismo, mídia online local, Cuiabá 300 Anos

Resumo

Este artigo tem intuito de analisar as ações turísticas e culturais propostas pela Prefeitura Municipal de Cuiabá em comemoração ao tricentenário da capital mato-grossense, a partir da análise dos Planos Estratégicos de 2012-2019, 2013-2023 e 2017-2023, que integram o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), proposto pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e integrado por Cuiabá a partir de 2012. Busca-se analisar, em torno da ideia de “Cuiabá 300 Anos”, qual concepção de turismo vem sendo trabalhada pelos órgãos responsáveis, assim como identificar como essa conceituação se relaciona, especificamente, com Museus e Galerias de Arte localizados no município. Diante de várias expressões artístico-culturais que representam a cultura em Cuiabá, optou-se em eleger museus e galerias de arte por considerá-los enquanto espaços capazes de contribuir para o turismo cultural na capital mato-grossense, que serve como passagem para destinos turísticos como Pantanal, Chapada dos Guimarães e outras localidades no Estado. A metodologia utilizada foi, primeiramente, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como análise de conteúdo dos planos e, também, de materiais coletadas da mídia online local.

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Biografia do Autor

Giordanna Laura da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-graduação de Estudos e Cultura Contemporânea

Pesquisadora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT e Pós-doutoranda do Projeto "Artes Visuais em Mato Grosso: Acervo, Difusão e Crítica", do Núcleo de Estudos do Contemporâneo, vinculado ao Programa de Pós-graduação Estudos de Cultura Contemporânea, UFMT. Possui Doutorado, pelo Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com investigação sobre participação e políticas culturais, na linha de pesquisa Cultura e Desenvolvimento. Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), na linha de pesquisa de Poéticas Contemporâneas, pela UFMT. Formada em Comunicação Social, Jornalismo, também pela UFMT. Foi tutora do Curso de Formação em Educação a Distância para Elaboração dos Planos Municipais de Cultura (MinC/UFBA). Foi Consultora no Projeto de Cooperação Técnica UNESCO/ Ministério da Cultura (MinC) na Representação Regional Bahia e Sergipe, para assuntos do Sistema Nacional de Cultura, durante 2013-2014. Participou do Colegiado Setorial de Culturas Populares do Conselho Nacional de Política Cultural(CNPC), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc). Integrou o Banco de Parecerista do Ministério da Cultura (MinC), durante dois anos. E também foi Parecerista da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT). Possui experiência na área de Comunicação, ênfase em Jornalismo Impresso, já trabalhou em alguns veículos de comunicação do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

da Silva Santos, G. L. (2018). Mídia local, museus e turismo: quais os legados a marca ‘Cuiabá 300 Anos’ deixará?. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8, 115–137. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/5570

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