Cinema como ferramenta de promoção de destinos turísticos no nordeste brasileiro

Autores

  • Antonio Marcos da Silva Brito UFPI
  • Vinicius Boneli Vieira UFPI - EITUR
  • André Riani Costa Perinotto UFPI - Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N2.A8448pp.191-2168448

Palavras-chave:

Cinema, Marketing, Turismo

Resumo

O presente artigo procura analisar a relação entre o marketing turístico e o segmento de turismo cinematográfico como forma de divulgação de destinos no nordeste brasileiro, visto o alcance desse tipo de ferramenta, que atinge os mais diversos públicos e a facilidade de acesso aos serviços de streaming que possibilitaram o consumo de produções audiovisuais com uma melhor qualidade e comodidade. O foco do trabalho no nordeste busca propor uma nova segmentação de turismo para a região a qual já foi cenário de diversas produções, para que assim aumente a oferta turística e consequentemente a demanda no local. A pesquisa desenvolvida foi de natureza exploratória, tendo como técnica de coleta de dados a aplicação de questionários online via Google Forms com participantes de grupos de cinema e turismo no Facebook. Os dados coletados mostraram que o cinema pode funcionar como uma ferramenta de promoção de destinos turísticos no nordeste, pois as produções ambientadas na região atingem os mais diversos públicos das diferentes regiões do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos da Silva Brito, UFPI

Graduado em Turismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso.

Vinicius Boneli Vieira, UFPI - EITUR

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor efetivo no curso de turismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso.

André Riani Costa Perinotto, UFPI - Universidade Federal do Piauí

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SP. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP/Rio Claro. Doutorado em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Adjunto - D.E. (Efetivo) – Curso de Turismo da UFPI (Parnaíba). Professor Permanente do Mestraddo em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Downloads

Publicado

16-12-2019

Como Citar

Brito, A. M. da S., Vieira, V. B., & Perinotto, A. R. C. (2019). Cinema como ferramenta de promoção de destinos turísticos no nordeste brasileiro. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 9(2), 191–216. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N2.A8448pp.191-2168448

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.