FATORES MOTIVACIONAIS E IMPACTOS SOCIAIS DO TURISTA COMUNITÁRIO

Authors

  • Gabriel Chagas Coutinho Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Pontífice Universidade Católica do Paraná
  • Ligia de Paula Rodrigues Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Turismo comunitário. Impactos sociais do turismo. Fatores motivacionais do turista comunitário.

Abstract

O presente trabalho discorre sobre os fatores motivacionais que influenciam os turistas ao visitarem experiências de turismo comunitário. Considera-se que a identificação desses fatores pode contribuir para a organização e planejamento turístico dos destinos, bem como para percepção e (tentativa de) mitigação de impactos sociais que a atividade pode promover, já que a etapa em que a comunidade se relaciona com o mercado é considerado o momento de maior risco de impactos sociais e culturais no local. Objetivou-se conhecer o perfil dos turistas comunitários e compará-lo com alguns aspectos do perfil-padrão do turista doméstico brasileiro. Para coleta de dados foram utilizados questionários estruturados aplicados por meio virtual. A partir da análise de dados, traçou o perfil do turista comunitário e seus fatores motivacionais, e concluiu que se trata de público consumidor consciente e instruído, e que busca experiências heterogêneas e diversificadas, divergindo do perfil do turista convencional. Os resultados obtidos ampliaram entendimento sobre dificuldades que enfrentam os destinos, e são sugeridas algumas saídas para o turismo comunitário.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriel Chagas Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, gestor do turismo do Parque Estadual de Vila Velha-Paraná

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Pontífice Universidade Católica do Paraná

Pós-Doutor em Ecossocioeconomia e Cooperativismo Corporativo. Professor do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do PPG em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membro da Comissão de Área Ciências Ambientais da CAPES. Pesquisador CNPq.

Ligia de Paula Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Graduanda de Turismo da Universidade Federal do Paraná

Published

2015-01-10

How to Cite

Coutinho, G. C., Sampaio, C. A. C., & Rodrigues, L. de P. (2015). FATORES MOTIVACIONAIS E IMPACTOS SOCIAIS DO TURISTA COMUNITÁRIO. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 4(2), 77–87. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/1399

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.