Saboreando o patrimônio imaterial através da memória e do turismo: cozinha passada de geração em geração em Vila Bela da Santíssima Trindade-MT
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V9.N1.A7018pp.191-2087018Keywords:
Culinária, Cultura, Tradição, Memória, Turismo.Abstract
A culinária, passada de geração para geração na comunidade de Vila Bela da Santíssima Trindade no Estado de Mato Grosso e suas relações com a memória e o turismo, é o tema deste artigo. Para essa pesquisa foram realizados estudos bibliográficos e visitas ao município durante as festas de santos, nos meses de julho e dezembro de 2013. Nesta oportunidade, as mulheres que cozinham em suas casas no dia a dia e as que são cozinheiras das festas, foram ouvidas. Este estudo adotou como abordagem, a técnica de observação participante para a geração de dados e entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que a maioria das mulheres aprendeu a cozinhar observando suas mães e familiares. Muitas, ao falarem dos pratos que comiam na infância, produzidos tanto no contexto ordinário (lar) quanto extraordinário (dias de festas) mencionavam as relações sociais que estas ações produziam. Ao observar a cultura de Vila Bela, por meio da comida tradicional, percebemos que a valorização dos aspectos culinários passados de pais para filhos e a variedade de alimentos regionais, apresentam-se como elementos importantes à composição do produto turístico local, e, além disto, como uma das formas de valorizar e empoderar a comunidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).