Juazeiro do Padre Cícero: o patrimônio, o turismo e a folkmuseografia
Palabras clave:
Juazeiro do Norte, Turismo religioso, Patrimônio cultural, MuseologiaResumen
Este artigo procura mostrar como o Turismo Religioso é forte na cidade de Juazeiro do Norte, e emplaca como o segundo maior centro de peregrinação e turismo religioso do Brasil, sendo ultrapassado somente por Aparecida, em São Paulo. A causa principal está na história do Padre Cícero, popularmente chamado “Padim Ciço”, figura marcante da história do Brasil, que nasceu em 1844 e faleceu em 1934, e teve a sua forte postura no catolicismo e na política cearense. Em Juazeiro do Norte, os testemunhos, ambientes, espaços e rituais atraem anualmente milhões de fieis e turistas, que se dirigem pela crença, fé e curiosidade, marcadas através do patrimônio ligado ao padre, com espaços e ambientes produzidos sem o rigor da expografia museológica, constituindo algo que podemos denominar “folkmuseografia”.
Descargas
Citas
BARBOSA, Geraldo Menezes. Relíquia: o mistério do sangue das hóstias de Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte: Gráfica e Editora Royal, 2004.
DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Joaseiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976
EMBRATUR – Turismo religioso: roteiros da fé católica no Brasil. Brasília: 2000
Juazeiro do Nortes. In: IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/historico. Acesso em 12 de novembro de 2021.
JATOBÁ, Roniwalter. Juazeiro: Guerra no Sertão. São Paulo: Ática, 2007.
LIRA NETO. “Padre Cícero: De maldito a santo”. In: Aventuras na História, 2019. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-padre-cicero-cariri.phtml.
Acesso em 4 de dezembro de 2021.
MELO, José Marques de. (organizador). Mídia e Folclore: o estudo da Folkcomunicação segundo Luiz Beltrão. Maringá: Faculdades Maringá, 2001. 232 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).