“Cada um no seu quadrado”: evidências de segregação social (turistas e residentes) nas práticas litorâneas de lazer no destino Natal – RN

Autores/as

  • Michel Jairo Vieira da Silva Professor do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando do Programa de Pós-Graduação (PPGTUR - UFRN).

Palabras clave:

Turismo, Lazer, Segregação, Natal-RN.

Resumen

Toda e qualquer sociedade manifesta em pequena ou grande escala relações de segregação e estranhamento, onde pessoas de alguma forma não são ou não se sentem parte ou bem vindas em algum lugar - não encaixando-se no mapa cognitivo, moral ou estético. A partir dessa compreensão é que esta pesquisa se desenvolve, discursando sobre a segregação socioespacial citadina a partir das práticas de lazer e turismo, com destaque para as realizadas nas praias urbanas de Natal. Abordando a perspectiva de turistas e residentes, o artigo busca fazer uma reflexão acerca das condições de acesso a lazer litorâneo no destino, reconhecendo a dessemelhança entre a cidade de Natal e “Cidade do Sol”, a partir de vídeos produzidos por residentes e turistas. Faz-se aqui uma análise comparativa de conteúdo entre as realidades desses dois sujeitos, destacando um apartheid – muro invisível que separa o lazer turístico (estruturado e distanciado) na sombra confortável dos investimentos privados e públicos, das escaldantes areias das classes populares (excluídas), com seu habitus (Bourdieu) peculiares – com elementos culturais destacáveis, porém invisíveis ao olhar turístico, evidenciando a co-existência de duas realidades díspares, reflexo de modelo recorrente de administração dos destinos litorâneos brasileiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michel Jairo Vieira da Silva, Professor do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorando do Programa de Pós-Graduação (PPGTUR - UFRN).

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), especialização em Planejamento e Consultoria Turística (FCC - 2009) e mestrado em Programa de Pós-graduação em Turismo (UFRN - 2011). Atualmente é aluno de doutoramento pelo PPGTUR - UFRN, sendo também professor assistente do ensino superior da UFRN, ministrando as disciplinas de Sistema de Transporte Turístico, Agência de Viagem e Consultoria Turística. Realiza pesquisas em Turismo e Cinema, Consultoria Turística, Segregação Socioespacial e Não-lugar. É instrutor do SENAC - RN, atuando nos cursos de Guia de Turismo Regional, Agente de Viagem e Recepcionista de Hotel (módulos sobre elaboração de roteiros turísticos, fundamentos do turismo, ética e meio ambiente). Realiza consultoria pelo SEBRAE - RN, como também na roteirização e elaboração de catálogo turísticos do RN.

Publicado

2016-08-01

Cómo citar

Vieira da Silva, M. J. (2016). “Cada um no seu quadrado”: evidências de segregação social (turistas e residentes) nas práticas litorâneas de lazer no destino Natal – RN. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 6(1), 22–39. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/2069

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.