Museus, Turismo e Sociedade – uma reflexão

Autores/as

  • Alexandra Rodrigues Gonçalves Universidade do Algarve

Palabras clave:

Museus, Turismo, Sociedade, Pós-Modernidade, Experiência.

Resumen

A discussão do trinómio museus, turismo e sociedade parte da noção que existem novos paradigmas, aos quais o museu não pode permanecer indiferente. Os trabalhos de investigação mais recentes revelam que o turista da pós-modernidade valoriza e procura nos destinos que visita aspectos como: interactividade, autenticidade, experiências multissensoriais e envolvimento emocional nos locais que visita. Por sua vez, os museus evoluíram e modificaram-se incorporando as tendências da sociedade. Enquanto organizações não-lucrativas, os museus apresentam algumas dificuldades na adopção de um pensamento estratégico que contribua para a sua aproximação e resposta a diferentes públicos, mas também a uma cooperação entre os profissionais dos museus e do turismo. Tendo por base investigação desenvolvida nos museus portugueses do sul apresentam-se evidências empíricas destas questões. As exigências da sociedade pós-moderna têm ditado uma nova forma de estar dos indivíduos. Propõem-se algumas orientações para os museus que dêem resposta a uma experiência de visita que possa corresponder à realização de quatro funções essenciais: Educação, Entretenimento, Emoção e Experimentação (4 E’s da experiência museológica). 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

Rodrigues Gonçalves, A. (2017). Museus, Turismo e Sociedade – uma reflexão. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 7, 26–67. Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/4173

Artículos similares

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.